A Honda anunciou um novo ciclo de investimentos para a indústria brasileira. A japonesa injetará R$ 4,2 bilhões na operação tupiniquim, no período de 2024 a 2030, para viabilizar a produção da nova geração do WR-V (leia aqui) e a adaptação do sistema híbrido e:HEV para consumir também etanol. Por fim, o capital resultará na ampliação do volume de produção na unidade de Itirapina (SP), em um processo gradual que se inicia já neste mês de abril.
O comunicado da Honda traz uma série de revelações, mas não há muitos detalhes sobre os planos. Primeiro grande projeto conduzido presidente da marca, Arata Ichinose, após assumir também a divisão sul-americana (leia aqui), o WR-V começa a ser fabricado na segunda metade de 2025. Até lá, a empresa promete divulgar mais informações sobre o produto. Ele atuará abaixo do HR-V, como opção de entrada, devendo usar o 1.5 16v Flex de 126 cv ou uma variação do 1.0 Turbo de 122 cv, que estreou com o City Hatch, consumindo apenas gasolina, na Tailândia (leia aqui).
Há também mistério em relação ao sistema e:HEV Flex. Todavia, é bastante provável que o responsável por estreá-lo seja o HR-V. A novidade pode vir a ser um diferencial para o SUV no segmento, embora a rival Toyota também esteja preparando um modelo de características similares para o mercado nacional (leia aqui).