Audi faz novo retoque no R8


Já condenado à morte (leia aqui), o R8 dá seus últimos suspiros no mercado com a renovação promovida pela Audi. A segunda geração do esportivo, que deverá ser a última da maneira que conhecemos, acaba de passar por uma leve reestilização, a fim de reforçar a presença de cupê e conversível em um segmento cada vez mais competitivo. A dupla chega às ruas europeias no início de 2019.

As mudanças visuais do R8 são bastante sutis, mas alinham o modelo às criações recentes da Audi. A grade fica mais baixa e larga e há novas tomadas de ar sob os faróis. Atrás, destacam-se o difusor mais pronunciado e as saída de escape em novo formato. As rodas também foram redesenhadas e têm entre 19 e 20 polegadas de diâmetro, sempre com pneus Pirelli específicos. A carroceria recebe os tons metálicos azul Ascari e cinza Kemora e há possibilidade de se optar por até três pacotes estéticos, dependendo da motorização escolhida.

Nesta nova atualização, o especulado motor V6 não veio (leia aqui). Todavia, o 5.2 V10 ganhou reforços e ficou mais potente. Na opção de acesso, ele entrega 570 cv, subindo para 620 cv na versão Performance, com ganhos respectivos de 30 e 10 cv frente aos antecessores diretos. A energia é entregue aos dois eixos pelo sistema Quattro.

Segundo a Audi, o V10 de acesso acelera o cupê de zero a 100 km/h em 3,4 segundos, fazendo-o alcançar 324 km/h. O anterior tinha registrados 3,5 s e 320 km/h, respectivamente. No caso do V10 Performance, os números melhoram para 3,1 s e 331 km/h. Seu antecessor direto, V10 Plus, prometia 3,2 s e 330 km/h.

Além do motor, a marca das quatro argolas informa ter trabalhado em outras áreas do R8. A suspensão foi ajustada para melhorar a estabilidade em curvas, a direção elétrica recebeu nova calibragem e o controle de estabilidade (ESP) foi reprogramado para se comportar melhor em relação ao novo conjunto. Ele também contribuiu para reduzir o espaço de frenagem, segundo a Audi, em 1,5 metro vindo a 100 km/h e em cinco metros freando a partir de 200 km/h.

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