A escassez de componentes se tornou um pesadelo quase interminável para a General Motors. Depois de suspender as atividades em Gravataí (RS), em março (leia aqui), por falta de peças, a empresa ensaiou a retomada de produção de Onix e Onix Plus em três oportunidades. Dessa vez, a volta foi novamente adiada: agora, a expectativa é que o retorno aconteça somente em 16 de agosto, 13 dias após a última previsão (leia aqui).
A decisão de postergar a suspensão de atividades vai continuar refletindo nas vendas. A General Motors terá, portanto, cinco meses e meio sem operações em Gravataí, situação única no País. O resultado é a queda acentuada nos emplacamentos da marca, com um mergulho de Onix e Onix Plus, que anteriormente figuravam entre os líderes. O hatch, inclusive, ocupa o topo do ranking desde 2015.
A situação da fábrica preocupa os funcionários da planta gaúcha. Por lá, trabalham cerca de cinco mil pessoas, duas mil na GM e as demais nas 14 fornecedores anexas ao complexo. A apreensão é maior entre os 700 operários do terceiro turno, que estão afastados desde março de 2020, quando a planta fechou com o início da pandemia.