Como prometido (leia aqui), a Fiat atualizou o Ducato vendido no Brasil, alinhando seu design aos irmãos Citroën Jumper e Peugeot Boxer. Além da reforma estética, o utilitário tem novo mix de versões e passa a contar com um motor mais econômico. Ele também troca a origem, passando a ser importado da Itália em vez de ser trazido do México. Os preços vão de R$ 245.990 a 329.990.
A reforma visual do Ducato é bem-vinda, mas não é bem uma novidade: ela estreou na Europa em 2014 (leia aqui) e pode ser vista nas ruas brasileiras desde 2018 (leia aqui e aqui). Em relação ao Fiat vendido até então, as mudanças se concentram na dianteira, onde há faróis horizontais, grade mais alta e capô e para-choque redesenhados. O interior muda bem menos: alteram-se apenas os comandos de climatização e o quadro de instrumentos, que recebe novo grafismo e um visor com tela de melhor definição – mas que mantém o tamanho de 3,5 polegadas.
Sob o capô, o Ducato abandona o 2.3 Turbodiesel de 130 cv e 32,6 kgfm e passa a usar o mesmo 2.2 Turbodiesel de 140 cv e 34,7 kgfm dos irmãos franceses. O câmbio é manual, de seis marchas, e envia a força às rodas dianteiras. Por ora, não se fala em opção de caixa automática, item disponível apenas na Ford Transit (leia aqui), entre as concorrentes. A média de consumo declarada é de 10 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada na versão Cargo, o que, segundo a Fiat, faz do novo modelo 13% mais econômico que o antecessor. Os freios são a disco somente na dianteira, as rodas de aço possuem 16 polegadas (pneus 225/75) e a suspensão conta com eixo rígido e feixes de mola atrás.
VERSÕES E ITENS
A versão de acesso do Ducato é a Cargo (R$ 245.990), com 5,413 metros de comprimento, 2,270 m de largura, 2,522 m de altura e 3,450 m de entre-eixos. O compartimento traseiro leva 11.500 litros (11,5 m³ e 1.308 kg. Com peso bruto total (PBT) de 3.500 kg (2.192 kg em ordem de marcha), o utilitário pode ser guiado por condutores com habilitação B. Tabelada em R$ 245.990, a variação garante ar condicionado, controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, apoio de braço para o motorista e indicador de trocas de marcha. Em opção, há os pacotes Cargo 1 (faróis de neblina, alarme e proteção interna da área de carga) e Cargo 2 (Cargo 1 + câmera de ré e multimídia com tela de sete polegadas).
A Maxicargo (R$ 249.990) aparece imediatamente acima, diferenciando-se pelo comprimento de 5,998 metros e o entre-eixos de 4,035 m, mantendo altura, largura, peso e capacidade de carga. Em volume, ela está apta a transportar até 13.000 litros (13 m³). A Multi (R$ 261.490) tem a mesma carroceria da Maxicargo e adiciona vidros laterais e traseiros, predisposição para tacógrafo e alarme volumétrico. Porém, seus peso e capacidade de carga sobem para 2.220 kg e 1.630 kg, respectivamente, elevando o PBT a 3.850 kg. Deste modo, apenas quem tem habilitação C pode guiar o Ducato nesta versão.
A Minibus Comfort (R$ 309.990) tem o porte e a capacidade semelhantes aos da Multi, porém já sai de fábrica com 19 lugares (bancos traseiros fixos) e só pode ser guiada por habilitados com carteira D devido ao número de passageiros. Ela adiciona ar condicionado com duto central e opção do kit Pack Pass (câmera de ré e multimídia com tela de 7″). Por fim, a Minibus Executivo (R$ 329.990) comporta 17 pessoas em bancos reclináveis e agrega tacógrafo digital e melhorias como luminárias em LED, isolamento termoacústico, saídas de ar traseiras, faixas refletivas laterais, porta-malas com 1.000 litros e revestimento ABS para piso, laterais e teto posteriores.
A opção chassi-cabine saiu de linha devido à baixa demanda.
FIAT DUCATO
Cargo 2.2 TDI – R$ 245.990
Maxicargo 2.2 TDI – R$ 245.990
Multi 2.2 TDI – R$ 261.490
Minibus Comfort 2.2 TDI – R$ 309.990
Minibus Executivo 2.2 TDI – R$ 329.990