BMW, Daimler e Volkswagen são acusadas de conluio para mascarar emissões


A União Europeia apresentou uma nova acusação contra BMW, Daimler e Volkswagen relativa às emissões homologadas para seus veículos. Segundo uma comissão do bloco econômico, o trio alemão atuou em conjunto para limitar o desenvolvimento de tecnologias de redução de poluentes, reduzindo gastos com pesquisa e consequentemente diminuindo o ritmo de avanço na área. A UE afirma que a prática quebra suas regras de competitividade.

Em comunicado, a líder da Comissão de Competição da Europa, Margrethe Vestager, aponta que o trio atuou em conluio entre 2006 e 2014. “Como resultado [do acordo], os consumidores europeus foram impedidos de comprar veículos com a melhor tecnologia disponível”, explica. O relatório aponta para práticas ilegais relativas ao sistema de redução de óxido de nitrogênio (NOx) por injeção de ureia em motores de ciclo Diesel, tecnologia conhecida como AdBlue, e ao filtro de material particulado para propulsores de ciclo Otto.

Segundo a imprensa alemã, a prática foi revelada pela Daimler, que espera não ser autuada por ter denunciado o caso. As regras da União Europeia preveem multas de até 10% do resultado líquido global das montadoras, mas o caso ainda não chegou a esse patamar. Por ora, sabe-se apenas que a UE teve acesso a documentos das três empresas em setembro de 2017 e abriu o processo em outubro do ano passado.

As três empresas afirmam estar cooperando para esclarecer o caso.

[ Fonte: Autoblog ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?